A Revolução Russa


A Revolução Russa - terminada a primeira guerra, esse período, chamado período entre guerras, repleto de episódios importantes, um período que o mundo começa a se transformar, e a primeira transformação é a Revolução Russa.
-Caráter Socialista - responsável pela ruptura da ordem capitalista
-Contrariou as teorias revolucionárias de caráter marxista - esse socialismo soviético surpreende todos os analistas políticos, pois eles achavam que teria que desenvolver o capitalismo para chegar ao socialismo, teria que ter riqueza para se tornar socialista; a Rússia antes não era um país de capitalismo avançado, era extremamente atrasada.
A Rússia pré-revolucionária
-O Governo Czarista - a França acabou com o absolutismo no século XVIII, a Inglaterra no XVII, nem o Brasil era Monarca mais, entretanto a Rússia tinha um governante que era considerado um deus, o Czar (redução da palavra César, imperador de Roma). O Czarismo era uma Monarquia Absoluta.
-Nobreza e Clero eram camadas privilegiadas - esses eram proprietários de grandes extensões de terras, não produziam e não pagavam impostos.



-Fragilidade Industrial - Ação do Imperialismo francês - havia indústrias na Rússia, porém ela não era industrializada. Tinha indústria, pois a França fez investimentos na Rússia montando varias indústrias.
-Exploração da massa camponesa e do proletariado urbano - se tinha indústria tinha burguesia, obviamente proletariado, que era extremamente explorado.
O Processo Revolucionário
-A Revolução de 1905: o "Ensaio Geral" - Em 1905 a Rússia dá o primeiro passo no processo revolucionário, razão pra isso: o czar queria obter mercados que possibilitasse o desenvolvimento econômico da Rússia.
-Eclosão da Guerra Russo-japonesa - choque imperialista - derrota da Rússia e eclosão da crise social - a Rússia declara guerra ao Japão, pois disputavam a Manchúria, território próximo a China. O Japão queria esse território por conta da sua pequena extensão territorial, a Rússia tinha interesse, pois queria, por ali, começar uma ação imperialista pelo Oriente, todos apontavam a vitória da Rússia, até que o Japão ganha a guerra; embora menor e orientais, eles eram superiores sob o ponto de vista tecnológico. O governo Czarista dá a desculpa que os militares russos arrumaram uma tática equivocada, assim os militares russos se opõem ao Czar.
-Fome/Inflação - Protestos/Greves - Violenta repressão governamental - em razão da derrota, a economia fica debilitada, há diminuição da produção, a alta de preços, isso causa fome, protestos sociais, revoltas, greves, etc. A reação do governo é a repressão violenta.
-O governo Czarista "empreendeu" reformas
-Concedeu à Duma poderes legislativos - Duma era uma assembléia de caráter consultivo, o Czar que podia consultar essa assembléia, se Duma tivesse o poder de fazer leis, o poder do Czar não seria mais absoluto, essa concessão ocorreu somente na teoria, pois embora a Duma fosse autorizada a fazer leis ele nunca convocaria a e não permitirias suas leis.
-Criação dos Soviets - nessa época não teve importância alguma, só foi um canal popular para o povo expressar seus anseios.
-1914 - ingresso da Rússia na 1ª guerra mundial-> intensificação da crise - o governo Czarista resolve ingressar na primeira guerra mundial. Embora pareça absurdo, o Czar tinha plena consciência que para a Rússia se desenvolver, assim como a Alemanha, França e Inglaterra, precisava obter mercados, e só se obteria mercados através de guerras que possibilitassem a Rússia o desenvolvimento do capitalismo. A Inglaterra, França e Alemanha são países de capitalismo avançado, a Rússia compensa essa inferioridade levando para guerras muitos soldados, por eles terem essa superioridade populacional. A situação da Rússia na guerra foi trágica, de 1914 até fevereiro de 1917, e essa situação só piorava, pois os anos passavam, a guerra continuava, o governo russo recrutava mais camponeses para servir ao exército, e quanto mais soldados enviavam para guerra, menos camponeses trabalhariam no campo, ao longo da primeira guerra eles conviveram com a fome, pois não tinha quem produzir alimentos, isso tem como consequências protestos, revoltas, criticas,etc.
+As Revoluções de 1917
-Fevereiro:
‘Colapso da economia russa
‘Fome generalizada/inflação
‘Protestos e revoltas generalizadas
‘Deposição do Czar - esses protestos serão tão intensos que o Czar será deposto, isso conta com a participação de dois grupos políticos da Rússia, o Partido Liberal Cadete e os Mencheviques. Eles depõem o czar e tomam o poder, formando o Governo Provisório.
‘Formação do Governo Provisório->Cadetes - formado por militares, defendiam reformas liberais, e seu objetivo era estimular o desenvolvimento do capitalismo, era tipicamente burguês.
\>Mencheviques - faziam parte do Partido Operário Social Democrata Russo(POSDR), esse era o partido socialista da Rússia, eles se dividiam em dois grupos, os Mencheviques e os Bolcheviques, os Mencheviques eram seguidores fiéis das teorias marxistas, seu pensamento era que deveria existir desenvolvimento do capitalismo para se chegar ao socialismo, os Bolcheviques, que estavam fora dessa aliança, consideravam que não havia necessidade de se passar por uma etapa de desenvolvimento capitalista, um dos principais lideres Bolcheviques era Lênin.
‘Reformas políticas
‘Permanência na guerra - O governo provisório, formado por Cadetes e Mencheviques, decide permanecer na guerra.
*Lênin e As Teses de Abril - Contra essa decisão, Lênin escreve As Teses de Abril, que defende a saída imediata da guerra e a distribuição de terras aos camponeses. Os Bolcheviques começam a defender essas propostas de Lênin nos Soviets, e passam a controlar o Soviets em abril de 1917, até que em outubro esses Bolcheviques vão tomar o poder com o apoio de militares, camponeses e operários, os quais apoiavam os objetivos de Lênin. Posteriormente tiveram um problema infinitamente maior, que foi a construção do socialismo.
-Outubro
‘Revoltas, execução da família Czarista e deposição do Governo Provisório - Ascensão dos bolcheviques ao poder - inicio da construção do socialismo.
‘Formação do Conselho dos Comissários do Povo. - Quando os bolcheviques assumem o poder na Rússia, Lênin constitui o Conselho dos Comissários do Povo, uma vanguarda revolucionária que deveria assumir o poder e governar a partir das vontades do povo, pois para o Lênin deveria haver um grupo restrito de membros do grupo Bolcheviques que governaria a Rússia de acordo com os interesses do povo, essa idéia de governos ditatoriais de regimes socialistas é criada pois na visão dos socialistas e impossível você desmontar uma estrutura capitalista fazendo oposição a democracia.
‘Assinatura do tratado de Brest-Litovsk - Lênin tomou uma medida importante, retirou a Rússia da primeira guerra mundial. Em 1917 a Rússia assina com Alemanha o tratado de Brest-litovsk, um tratado de paz assinado entre eles.
‘Expropriação das terras da nobreza e da Igreja - Outra medida importante tomada por Lênin, foi a reforma agrária, o governo expropria terras da nobreza e da Igreja e distribui para a classe camponesa.
‘Controle operário nas fábricas - os operários passam a gerenciar fábricas, várias fabricas foram progressivamente estatizadas, passando para o Estado.
‘Organização do Exército Vermelho - comandado por Trotsky, era o exército que defendia a revolução socialista.
+Eclosão da guerra civil (1918-1921)
-Exército Vermelho X Exército dos “Russos Brancos" - ao longo da história o Exército Vermelho teve um papel relevante, combateu aqueles que são contra a revolução, posteriormente na segunda guerra mundial, teve um papel decisivo na derrota do nazismo, por isso o leste europeu todo vira socialista. em 1918 os anarquistas que surgem na Rússia resolvem apoiar grupos que são contrários à revolução, o Exército dos "Russos Brancos".
+O Comunismo de Guerra
-Adoção de uma política econômica radical para preservar a continuidade da revolução - regulamentação governamental sobre produção e consumo - o medo de Lênin passa a ser que essa guerra civil trouxesse uma crise de fome novamente, assim ele adota o Comunismo de Guerra. Lênin baixa um decreto dizendo que o camponês russo seria obrigado a ter uma meta de produção agrícola, seria obrigado a vender parte da produção a preço baixo para o governo, que revenderia pra população a preço baixo, isso evitaria a fome. O camponês vai produzir, pois não quer perder terras e também não quer que a revolução acabe. Lênin tem consciência que isso não pode durar eternamente, pois durando muito tempo o camponês não conseguiria bater a meta e teria risco de perder todas suas terras.
+A NEP
-Adoção de práticas capitalistas - estímulo à lógica do mercado - geração de riqueza - após a guerra civil, que foi vencida pelo Exército Vermelho, Lênin escreveu um arquivo que dizia que no curso do processo revolucionário ele teria que dar "um passo atrás, pra depois dar dois na frente". Ele vai criar a NEP, Nova Política Econômica, onde conclui que antes de dividir a riqueza deve se ter riqueza para dividir, assim Lênin para estimular o desenvolvimento da economia admite que teria que retroceder a práticas capitalistas em meio de uma revolução socialista, embora a adoção de práticas capitalistas os setores chaves da economia russa continuaram nas mãos do Estado.
+1922-Fundação da URSS
+1924-Morte de Lênin - com a morte de Lênin, a revolução perde o seu principal líder e ideólogo, e abre uma disputa pelo poder entre duas pessoas importantes no cenário político soviético, Stalin e Trotsky, esses vão protagonizar essa disputa.
‘Disputa pelo Poder entre Stalin e Trotsky - essa disputa tinha uma importância grande, pois tinha como os envolvidos nessa disputa, Stalin, um Secretário Geral do Partido Comunista e Trotsky, um comandante do Exército Vermelho.
‘Stalin ("Socialismo em um só país") X Trotsky ("Revolução Permanente") - eles defendiam propostas distintas para a continuação da revolução socialista, Stalin dizia que para preservar o socialismo devia se isolar, resolver os problemas, se fortalecer, desenvolver a economia, e só depois expandir o socialismo. Trotsky, pelo contrário, dizia que a conjuntura pós 1ª Guerra Mundial era um momento ideal pra o socialismo proliferar, pois a Europa estava em crise e seria um campo fértil para expandir o socialismo, se outros países virarem socialistas eles teriam parceiros, a teoria dos dois estava certa.
O Stalinismo - Stalin ganha a disputa, acaba com a ideia de Trotsky, o exila no México e manda agentes o assassinarem. Stalin assume o poder na URSS. Para alguns foi um governante autoritário, para outros fez uma experiência igual a que Hitler fez na Alemanha e Mussolini na Itália.
-Autoritarismo / Totalitarismo - Esse regime foi totalitário, regime onde não existe a vontade individual e nem coletiva, só existe a vontade do Estado. O Stalinismo terá praticas idênticas as da Alemanha nazista, como todas pessoas que eram contra o Stalinismo eram expurgadas (perseguidas, presas em campos de concentrações na Sibéria, os Gulags, e mortas ali, não assassinadas diretamente, e sim obrigadas a fazer trabalhos forçados no frio da Sibéria).
-Planificação da economia - quando ele assume o poder ele planifica a economia soviética, cria planos quinquenais, estabelecia uma meta que se não fosse atingida em 5 anos, expurgaria o responsabilizado pelo fracasso, a principal meta era desenvolver a industria siderúrgica.
-Eliminação da propriedade privada no meio rural (Sovkhoses/Kolkhoses) - acaba com a propriedade privada no meio rural e estabelece se a terra seria estatal, Sovkhoses, ou coletiva, Kolkhoses. Os Kulaks, proprietários rurais ricos, foram vitimas diretas do Stalinismo. Mas para o bem ou para o mal, Stalin transformou a URSS numa potencia militar. <<<

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)