A Revolução Chinesa - até a morte de Mao Tsé-tung


A Revolução Chinesa

Início do século XX – domínio imperialista - através da Guerra do Ópio, cobiçada pela sua grandeza territorial e populacional.
1911 - proclamação da República por Sun Yat-Sen, sem reconhecimento pela comunidade internacional – fundação do Kuomintang (Partido Nacionalista, que queria libertar a China do domínio imperialista e promover o desenvolvimento capitalista).
1921 - fundação do Partido Comunista – luta por reformas democráticas.
1925 - ascensão de Chiang Kai Chek, líder do Kuomintang - concessões ao imperialismo e guerra civil entre o Kuomintang e o PCC.
1927 - essa rivalidade resulta no Massacre de Xangai, assassinato de comunistas pelo Kuomintang.
1931 - fundação da República Soviética da China
1934 - sob a liderança de Mao Tsé-tung, os comunistas realizaram a Longa Marcha - ciente que os comunistas não tinham como enfrentar os nacionalistas do Kuomintang, Mao Tsé-tung se refugia no nordeste chinês com seus seguidores socialistas, e começam a ganhar notoriedade nesse período, em áreas de difícil acesso.
1937 - ocupação japonesa e trégua entre Kuomintang e PCC, pois a prioridade para ambos era expulsar os japoneses do território chinês.
Nacionalismo = Comunismo - Se os comunistas falassem durante a 2ª Guerra em socialismo esse discurso não afetaria a população que tinha como prioridade a libertação do domínio japonês, então os 2 grupos tinham discursos que eram contrários a presença dos japoneses na China.
1945 - expulsão dos japoneses – PCC acaba com a trégua e dá início ao processo para tomar o poder na China - fuga de Chiang Kai Chek para a Ilha de Formosa (Taiwan), com ajuda dos EUA, que acreditavam que CKC desenvolveria um movimento para implodir a Revolução Socialista.
1949 - Mao Tsé-tung domina Pequim - prioridades: reforma agrária, fim da poligamia (homem pode ter várias mulheres), padronização de costumes, como forma de combater e anular elementos da cultura secular oriental na China e o controle da inflação, para melhorar as condições de vida dos chineses.
1952 - as grandes empresas foram encampadas, estatizadas pelo Estado - ganha o apoio da URSS.
1957 - "Campanha das Cem Flores" - liberdade de expressão, críticas ao regime - na teoria eram para melhorar o jeito de governar, mas na prática foram usadas para localizar e eliminar os opositores.
1958 - "Grande Salto para a Frente" - intensa mobilização no setor rural, estímulo às Comunas Rurais - ação vigorosa do governo chinês no setor agrícola.
-Fracasso - perda do apoio soviético - URSS insistia que Mao deveria investir prioritariamente em indústria pesada, enquanto Mao divergindo, em virtude da realidade social da China investe no setor agrícola, para resolver o problema crucial na China que era o abastecimento alimentar.
\abalo na popularidade de Mao - URSS retira o auxílio econômico e tecnológico que concedia a China, a proposta de Mao repercute como um fracasso, não consegue alavancar a economia chinesa, perde popularidade, e por medo da reação do PCC à sua liderança, sobretudo por parte de Deng Xiaoping, secretário do PCC, ele desenvolve a chamada Revolução Cultural.
1966 - Revolução Cultural - estratégia para reforçar seu poder pessoal.
-Mobilização da Juventude - seria a base de sustentação de seu governo
-O "Livro Vermelho" - código de conduta onde essa juventude chinesa via Mao como  seu grande condutor, uma figura imprescindível na sociedade chinesa.
-O Culto à Personalidade - exaltação das virtudes do governante, divulgação positivista de sua figura, cartazes gigantescos com sua imagem, bajulação pela mídia e perseguição aos opositores.
-Criação da Guarda Vermelha - movimento de jovens, que iam a escolas, universidades, aldeias e cidades, ensinando os pensamentos do Livro Vermelho, usando violência contra opositores e indiferentes.
-Propagação dos Dazibaos - transforma a arte num instrumento revolucionário, que conscientizava a massa. Ex: Dazibaos - cartazes gigantescos com temas revolucionários.
-Combate aos valores burgueses e aos "Quatro Velhos" (hábitos, cultura, ideias e combates) - tudo que lembrava o passado burguês, feudal tinha que ser combatido.
-Campos de reeducação - várias pessoas, intelectuais que divergiam dessa orientação Maoísta eram enviadas para Campos de Reeducação: campos e montanhas, para trabalhar na agricultura junto aos camponeses por meses ou até anos, esses estavam eliminados da sociedade.
1976 - morte de Mao - por doença

1981 - ascensão de Deng Xiao-Ping - abandono das práticas maoístas e introdução de práticas capitalistas - a China ingressa progressivamente no que chamamos de "Socialismo de Mercado", assim há a progressiva degradação dos valores socialistas da sociedade chinesa:
-Ampliação do comércio com o Ocidente
-Instalação das multinacionais - se existem empresas multinacionais e empresas privadas, existe um objetivo, o lucro, assim há diferença social que começa a aparecer claramente na sociedade chinesa, isso não era característica de um país socialista.
-Desestruturação das Comunas Rurais - reaparecem propriedades privadas.
-Surgimento de empresas privadas
-Diferenças salariais nas estatais
-Fechamento de estatais deficitárias
-Desemprego - problema típico do capitalismo.
\ "Socialismo de Mercado" - o que se mantém do socialismo é o autoritarismo do governo, um governo ditatorial, controlado por elementos do PCC.
1988 - ascensão de Li-peng
-Reatamento de relações diplomáticas com a URSS
-Massacre da Praça da Paz Celestial - no qual estudantes chineses que protestavam contra o autoritarismo chinês, serão assassinados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)