A 1ª Guerra Mundial (1914-1918)


A 1ª Guerra Mundial (1914-1918)
+Caráter mundial para um conflito que envolveu prioritariamente países europeus - provocou impactos nas mais diversas partes do mundo, pois a Europa representava o centro dinâmico do capitalismo mundial, qualquer coisa que ocorresse na Europa afetaria o mundo. A Europa era a maior exportadora de produtos industrializados, maior investidora de capital (80% do capital investido no mundo era de origem européia), maior detentora de colônias na África e na Ásia e maior importadora de matéria prima. Causas:
-Disputas imperialistas (por mercados)
-Desenvolvimento da indústria bélica - garante o domínio de uma potência imperialista sobre um território, gera também a "Paz Armada” (respeito entre os países por causa de sua força).
-Formação de alianças - podem ser feitas por objetivos comuns e por oposição. Ex: Inglaterra e França farão de tudo para impedir a Alemanha de crescer, eles disputavam a hegemonia mundial.
-Nacionalismo exacerbado - Ex: Revanchismo Francês (contra Alemanha), o Pan-germanismo (a Alemanha dizia que os povos de origem germânica deveriam se unir contra Inglaterra e França).
-O assassinato do herdeiro do trono da Áustria por um estudante sérvio - a Áustria era um império gigantesco, porém decadente, quando um estudante sérvio matou um herdeiro da Áustria, é porque havia um interesse da Sérvia em se tornar independente da Áustria. A Rússia, por interesses geopolíticos, apoiava a iniciativa da Sérvia, pois obteria o tão sonhado Porto em águas quentes, uma saída pro mar que não se congelava no inverno. A Alemanha que teria o interesse de construir uma estrada de ferro de Berlim a Bagdá era contra o objetivo da Sérvia, a Alemanha desejava mercados que não possuía.
-Alemanha tem como aliada a Itália e a Áustria contra Inglaterra e França e aliados Rússia e Sérvia.
+As fases da guerra



a)Guerra de Movimento
Caracterizada pela ofensiva alemã - contenção na Batalha de Marne (setembro/1914) - a Alemanha, tentando expandir seu território, entra em guerra com a França e a Inglaterra pela região de Paris.
b)Guerra de Trincheiras – com o equilíbrio dessa guerra, a preocupação era na defesa do território. Trincheiras - valas onde era posto arame farpado que evitava a conquista pelo inimigo.
-Equilíbrio entre a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria, Itália) e Entente (Inglaterra, França e Rússia);
-Destruição de cidades, complexos industriais e áreas agrícolas;
-Dizimação de imensos contingente populacionais;
-1917 ->saída da Rússia (tratado de Brest-Litovsk) - pois vivia uma revolução de caráter socialista, isso desequilibra o desempenho da guerra, pois a Rússia, embora pouco poderosa, tinha um exército gigantesco.
\>entrada dos EUA na Tríplice Entente - para evitar a transformação da Alemanha em superpotência, e antes fornecedor, vê seus investimentos em perigo e alega que navios alemãs teriam afundados os seus.
\> Itália se torna favorável a tríplice entente por compensações territoriais.
c)O Fim da Guerra
-2ª Batalha do Marne (Julho/1918) -> ofensiva da Tríplice Entente
-Os 14 pontos de Wilson - proposta de paz sem vencedores - com a derrota da Alemanha, os EUA propõem que a guerra terminasse sem derrotados nem vencedores, pois se terminasse assim, significaria dizer que a Europa todo ficaria arruinada por igual, e o grande vitorioso seria os EUA.
‘Preocupação com a manutenção do equilíbrio europeu.
‘Rejeitada devido aos interesses imperialistas - Inglaterra e França não aceitam, e desejam que a guerra tenha um derrotado, a Alemanha.
-A Conferência de Paris e a Assinatura do Tratado de Versalhes - imposição de uma paz humilhante para a Alemanha - é feita uma conferência dos países vencedores e dessa conferência sai a assinatura do Tratado de Versalhes. Por esse tratado a Inglaterra e França responsabilizam a Alemanha pela guerra, assim ela sofre severas punições, paga indenização aos vencedores e é proibida de desenvolver sua indústria bélica, terá somente o necessário de exército para proteger sua fronteira.
-Criação da Liga das Nações - promoção da paz mundial – a guerra deixou um saldo tão negativo, que ao final da guerra os países criam um órgão cujo objetivo primordial seria assegurar a paz mundial.
Obs: A Alemanha participa da guerra como um governo monárquico, o 2º Reich, os monarquista, percebendo que a Alemanha perderá a guerra, permitem que a república tome conta da Alemanha. Para os alemães o império era um regime vitorioso.
d)Consequência
-Enfraquecimento europeu - a Europa ao final da guerra não é mais o centro dinâmico do capitalismo mundial, progressivamente o eixo se desloca para os EUA, isso se intensificará com a segunda guerra.
-Redução da produção de bens de consumo - com os 4 anos de guerra, diminuíram a produção de bens de consumo, ao ponto da Europa enfrentar uma crise de subprodução, e ter que racionar alimentos.
-Inflação - em virtude dessa escassez ocorre uma crise inflacionária, na Alemanha.
-Pauperização da classe média – com a inflação a classe média é a mais afetada, empobrecendo, seu poder de compra cai.
-Ameaça revolucionaria - essa crise do capitalismo liberal faz com que a ameaça revolucionária de caráter socialista crescesse na Europa, pois no socialismo o camponês tem terra e o operário tem gerência fabrica.
-Surgimento da legislação social e trabalhista - essa ameaça obriga os capitalistas, empresários, governos a criarem uma legislação social e trabalhista. Os trabalhadores obtêm diretos, férias remuneradas, redução da jornada de trabalho...
-Projeção social e política da mulher - os homens indo para guerra, as mulheres começam a trabalhar nas fábricas ganhando a mesma coisa que os homens ganhavam e exercem também cargos de direção.
-Crise do liberalismo
-Desaparecimento dos impérios multinacionais - vão desaparecer com a ascensão dos valores nacionalista Ex: Império Austro-húngaro, Império Turco-otomano;
-Surgimento de novos países - surgiram novos paises em função do desaparecimento dos impérios multinacionais Ex: Iugoslávia, Tchecoslováquia;
-Política de "Cordão Sanitário" - os países capitalistas ao final da guerra, apavorados com a Revolução Russa, adotam uma política de isolamento em relação à Rússia, chamado política de “Cordão Sanitário”, pois consideravam que o socialismo era como um vírus. A Rússia só volta a fazer parte do cenário mundial no inicio da Segunda Guerra Mundial.
-Predomínio da política de apaziguamento - deixou um saldo tão desastroso para os europeus, que no final da guerra eles assumem o compromisso de resolver todas as divergências diplomaticamente, para não nascer uma nova guerra, por conta disso os países europeus firmam um pacto, o Pacto Briand-kellog, expressão usada para dizer que a guerra estava fora da lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

Oriente Médio do Movimento Sionista aos dias atuais