Revolução Industrial


Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial
Série de transformações, a energia física se transforma em mecânica, o trabalho da manufatura passa a ser feita em fábricas.
Como berço a Inglaterra, pois lá tinha acúmulo de capitais do mercantilismo (exploração colonial da América), mão de obra disponível (resultante do processo de cercamento, enclosures, substituição da agricultura, que precisava de muita mão de obra; pela pastagem, que já não precisava de muita, assim ocorre o êxodo rural), Estado Liberal Burguês (devido a Revolução Gloriosa, quando a Inglaterra era a única onde a burguesia ocupava o poder político), jazidas de carvão (força motriz que era o vapor).

Séc.XVIII – Inglaterra – capitalismo concorrencial, desenvolvimento dos setores têxtil, siderúrgico e agrícola; uso do ferro e do vapor; e os principais teóricos dessa fase Adam Smith (A Riqueza das Nações, pai do liberalismo e defensor da propriedade privada) e David Ricardo (defensor do salário mínimo, apenas aquele que servisse para o seu sustento, auxiliando a riqueza da burguesia).

2ª Revolução Industrial (séc.XIX – difundida para EUA, Japão, Alemanha, França e Bélgica)
Monopolista, imperialista, desenvolvimento do neocolonialismo, uso do aço e da eletricidade.
Fase muito importante do sistema capitalista, período entre 1860 até 1960.
Pode ser chamada de revolução técnico-científifca, pois pela 1ª vez há a fusão entre técnica e ciência. Na 1ª revolução industrial, ciência e técnica eram separadas, a Igreja que controlava o saber, a burguesia industrial nascente não tinha acesso a este.
Diferentemente da 1ª revolução, ocorreu basicamente em 3 grandes áreas do sistema capitalista: EUA, Alemanha e Japão.
-EUA: berço mais legítimo da 2ª revolução industrial; ocorreu no nordeste dos EUA, no famoso Manufacturing Belt que fica entre Washington e Boston; começou na Pensilvânia, mas rapidamente deslocou-se para NY, e ali se consagrou; algumas décadas depois vai para o sul dos Grandes Lagos. Isso tornou sua economia a mais importante do mundo, superando a inglesa.
-Alemanha: desenvolvimento dessa revolução ocorreu no vale do Rio Reno e do Rio Ruhr, na parte oeste, ocidental; naquele momento o grande desenvolvimento do capitalismo da Europa Norte Ocidental.
-Japão: antes esmagadoramente agrícola, se tornou uma grande economia a partir da 2ª metade do séc. XIX, com o movimento político conhecido como Revolução Meiji que gera grandes transformações políticas e econômicas do Japão, o país ingressa no desenvolvimento tecnológico, e rapidamente se torna a maior economia do leste asiático, a parte que mais prospera é o centro-sul do arquipélago, o Japão é  formado pro 4 grandes ilhas, a única ilha que não prosperou foi a ilha de Hokkaido.
Base energética: petróleo, grande fonte primária de energia, principalmente nos EUA. O carvão (1ª Rev. Industrial) não foi completamente substituído, na Europa.
Muitas organizações empresariais surgem nesse período (final do Séc. XIX):
-Monopólio - uma empresa controla um mercado.
-Oligopólio - algumas poucas empresas controlam um mercado.
-Truste - integração vertical de empresas, um grupo econômico controla toda cadeia produtiva.
-Cartel - um número de empresas controlando um determinado mercado, controlando o preço.
-Dumping - empresas baixam seus preços, às vezes abaixo dos seus custos, para forçar a falência das concorrentes.
Tecnologias mais importantes que surgiram:
-Motor a combustão (substitui a máquina a vapor) - locomotivas, avião, navio e automóvel.
-Comunicação - telégrafo, rádio, telefone, televisão.
Tipos de indústrias:
-Indústrias de base (ou pesada) – siderúrgica (produção científica do aço, ligas metálicas), energia em larga escala e petroquímica (refinamento cientificamente).
-Indústria de bens de consumo duráveis – automotiva (especialmente nos EUA e na Alemanha).
Modelos de produção; surgem nos países centrais, desenvolvidos e mais tardes são exportados pros em desenvolvimento.
-Taylorista/fordista (início do séc. XX)
\ Taylor - intelectual (final do séc. XIX), começou a desenvolver um estudo cientifico dos processos de trabalho, obsessivo pela otimização do tempo, buscava a racionalização do processo de trabalho. Divisão do trabalho manual (operários) e o trabalho intelectual (empregador).
\Henry Ford - passa a aplicar no início do século XX os conhecimentos científicos de Taylor na sua fábrica e dali surge uma revolução no processo de produção, não fez somente isso, criou também uma série de novidades no processo de produção.
*Fordismo – rigidez:
‘No trabalho, a legislação trabalhista imensa, rígida relação entre empregador e empregado, os trabalhadores eram extremamente organizados em sindicatos fortes e negociavam seu salário coletivamente.
‘Na produção e organização espacial. Na produção, introdução da linha de produção em massa, produção muito rápida, padronizada, organiza as unidades de produção, não estava preocupado com os erros, nem com a qualidade do produto, sua obsessão era pelo custo de produção.
‘Na organização espacial: grandes indústrias, estoques imensos, grandes concentrações industriais, e grandes concentrações de operários, geravam muita poluição.
Crise do Fordismo: ocorreu por volta do final dos anos 1960, com a crise do petróleo, com o nascimento do movimento de contracultura (hippie), que questionava vários valores da sociedade americana, como uma sociedade baseada numa produção padronizada, que não prima pela diferença, um empresariado não preocupado com o meio ambiente. As empresas tinham alto custo tributário, por Estado de bem-estar social, que dava direito aos sindicatos de reivindicarem salários mais altos.
*Modelo Toyotista/Pós-fordista - surge com a crise e o colapso do fordismo, é o modelo flexível, diferente da rigidez do fordismo. Flexibilidade:
‘Do trabalho: negociações salariais tendem a ser individualizadas, legislação trabalhista menor e mais flexível, salários diferenciados; surge o emprego temporário.
‘Da produção: destaque para a linha de produção flexível, diversificada, que emprega alta tecnologia, que permite que produza para um público alvo, que a empresa se aproxime das necessidades do consumidor.
‘Da organização espacial: desconcentração empresarial, fragmentação da produção e dos serviços pelo espaço, em escala nacional, regional ou global.

Surgimento do Socialismo:
Socialismo Utópico (Saint-Simon, Fourier, Louis Blanc, Robert Owen) – não conseguiam identificar na classe trabalhadora, uma classe revolucionária, propunham reformas, contribuíram para as bases do socialismo moderno. Socialização dos meios de produção, fim das propriedades privadas, igualdade social e ensino público para todos.
Socialismo Científico (Friedrich Engels, Karl Marx) – não se pensa mais no futuro, a sociedade tem que ser mudada hoje, proletariado identificado como classe revolucionária. Em 1848, Primavera dos Povos, onde as ideias socialistas ganham corpo, é lançado o Manifesto Comunista, proletariado será classe revolucionária. Crítica radical ao capitalismo, defesa da Teoria da Luta de Classe (empregador X empregado), ditadura do proletariado, internacionalismo operário, Igreja passa a criticar o capitalismo e a luta de classes, organização em sindicatos.
Anarquismo – critica radical, condenam a propriedade privada, condena a existência de um Estado, de uma forma de poder, a desigualdade social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)