A Crise dos anos 20


A Crise dos anos 20
Pós 1ª guerra mundial - crise de subprodução - Ao final da 1ª guerra mundial a Europa enfrentava uma crise de subprodução, os bens de consumo lá produzidos não eram suficientes para satisfazer as necessidades dos europeus, em virtude dos 4 anos de guerra em que deixaram em plano secundário as indústrias de bens de consumo. De tão trágico, chegou ao ponto dos europeus racionarem alimentos.
-Inflação – com a crise de subprodução, a inflação na Europa ficou altíssima.
-Estímulo à produção - isso possibilita aos americanos o estímulo à produção, para fornecerem ao mercado europeu. Essa carência de produtos de bens de consumo na Europa faz com que os americanos desenvolvam a produção, vendam e lucrem, dessa maneira os americanos acreditavam que tinham encontrado uma fórmula perfeita para o desenvolvimento do capitalismo.
O "American way of life"
-Lógica Consumista - o apelo Consumista da sociedade americana era pleno, eles acreditavam na perfeição desse modelo capitalista, "América Way of Life", que até quem não tinha capital, consumia.
-Intensificação da especulação financeira - a fórmula perfeita pro sucesso do sistema capitalista se mostra equivocada, junto a essa lógica Consumista desenfreada a especulação financeira cresce num ritmo acelerado, mas as empresas crescendo precisavam de um volume de capital muito maior, isso faz com que os empresários botem o patrimônio de sua empresa na bolsa de valores, vendem ações para obter recursos, e as pessoas compravam esperavam que as ações rendessem e também tivessem lucro.
-Meados da década de 20 - recuperação européia - esse modelo capitalista vai se mostrar falho, na sociedade americana, por mais apelo Consumista que tivesse, havia uma fração da população americana que não tinha recursos para comprar, assim houve um momento em que a produção aumentou e a população não teve mais dinheiro para consumir. Nessa época a Europa começou a se recuperar da 1ª guerra mundial, então conseguem reduzir a necessidade de ter produtos americanos.
-Excedente de produção nos EUA - isso é muito ruim, pois a superprodução desencadeia uma crise.
-1929 – Quebra da bolsa de Nova York, em outubro, mostrando como o sistema estava falido.
- Reflexo da crise de superprodução industrial nos EUA
-O Ciclo da crise: Essa crise é diferente, pois a pior crise é a crise de superprodução, em que a indústria produz e não vende, a primeira providência é demitir trabalhador ou reduzir salário, isso provoca uma redução de consumo, pois quem está desempregado não consome, essa superprodução se for frequente pode levar a falência da empresa, que levará a mais desemprego, que levará a mais redução de consumo, que levará a mais superprodução.


A crise de 29 propagou-se:
-Dos EUA para os demais países - essa crise vai se propagar para o mundo inteiro, qualquer coisa que afetasse a economia americana em maior ou menor intensidade afetaria as demais economias, com exceção da soviética. Ex: A Alemanha se recupera da guerra a partir de 1924 mediante a investimentos americanos, porém os americanos em 1929 retiram os investimentos e a Alemanha volta ao fundo do poço, o Brasil tinha como base da sua economia a exportação do café, e seus principais consumidores eram EUA e Europa, os EUA param de comprar o café e o Brasil entra nessa crise também, os investimentos de capital americano vão desaparecer.
-Do setor industrial para os setores financeiro e agrícola - A crise atinge todos os setores da economia americana, pois essa crise é uma crise de superprodução industrial atinge o setor financeiro, como a bolsa de Nova York, e atinge também o setor agrícola, pois se as fábricas não vendem necessitam de menos matéria prima e se elas quebram, a matéria prima não será mais consumida.
-Do setor financeiro para os setores industrial e agrícola - A crise que atingiu o setor financeiro atinge também o setor industrial, pois com o mercado de ações e os bancos em crise, os industriais terão mais dificuldade de obter recursos para manter o seu negócio, e os agricultores não terão dinheiro para comprar máquinas.
-Do setor agrícola para os setores industrial e financeiro-chegando ao setor agrícola essa crise vai repercutir no industrial, pois o industrial não consome matéria prima, o fazendeiro entra em crise e quebra.
O New Deal - ação estatal de combate à crise, o governo americano se intrometeu na economia para tentar solucionar os problemas gerados pela crise na sociedade americana.
Governo Roosevelt - influencia de Keynes - O candidato à presidência da república nos EUA, Roosevelt, diz que a crise tem que constar na pauta dos debates presidenciais, até então isso não era relevante para ser discutido pelo governo. Roosevelt procura soluções para crise com um economista chamado Keynes.
Intervenção estatal na economia - Keynes diz para Roosevelt que o tratamento atual para a crise era equivocado, pois os empresários demitiam trabalhadores e diminuíam seus salários e isso aumentava a crise, a solução mesmo, era aumentar o emprego e a renda, Roosevelt não tendo como convencer os empresários disso, quem tem que investir nisso é o Estado. Principais medidas do New Deal:
-Construção de grandes obras públicas - geração de emprego e renda - a primeira providência do governo Roosevelt foi criar uma série de obras públicas. Ex: construção de viadutos, pontes, criação de usinas hidrelétricas, assim vão ser gerados muitos empregos.
-Redução da jornada de trabalho - reduzindo a jornada de trabalho, abre se mais empregos, combatendo a crise. O Estado tira o dinheiro para fazer isso tudo de impostos, e das reservas que os tesouros americanos tinham, quando a crise for solucionada futuramente eles vão aumentar impostos.
-Concessão de empréstimos aos pequenos agricultores - o governo pretende recuperar os pequenos agricultores, pois se esse perde a fazenda, a produção de matéria prima diminui, o preço sobe, e o do produto industrializado sobe também. Se o fazendeiro perde a fazenda, menos alimento será produzido, assim preço sobe, e gastando muito com alimento não sobra para comprar produtos industrializados.
-Concessão do seguro-desemprego - era um auxilio que o governo dava aos trabalhadores para que eles pudessem sobreviver com o mínimo de dignidade até arrumar outro emprego.
Obs: A França e a Inglaterra adotaram medidas semelhantes ao New Deal para se recuperar a crise.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

Era Vargas(1930-1945) e República Populista(1946-1964)