O Nazi-Fascismo


O Nazi-Fascismo
-Fenômeno característico da Europa do período entre guerras - a crise afeta vários países, em alguns será mais intensa, Ex:a Alemanha, além de perder a guerra, foi severamente punida pelo tratado de Versalhes, a crise passará pela falta de tradição democrática dessas regiões por soluções mais radicas, chamada de Totalitarismo.
-Totalitarismo - fenômeno que atinge vários países europeus entre as guerras (Alemanha, Itália, Portugal, Espanha). O nazismo e o fascismo são os exemplos máximos de Estado Totalitário. Nesses a vontade do indivíduo não existia, só existia a do Estado.
-Anti-Liberal
-Anti-Democrático - quando Hitler chega ao poder o desemprego na Alemanha crescia e o governo liberal não fazia nada, a Alemanha tinha deputados e senadores, porém eles não faziam nada para resolver esse problema do desemprego, por isso Hitler foi totalmente contra a democracia.
-Anti-Comunista - nazismo e fascismo surgem combatendo duramente o socialismo e o comunismo, tanto na Itália quanto na Alemanha, têm estratégia evitar o triunfo de um movimento revolucionário socialista.
-Nacionalismo Exarcebado - o nacionalismo estava infinitamente mais agressivo, terminada a guerra a Alemanha é culpada, a visão dos alemães pelos olhos dos ingleses e franceses era a pior.
-Origem popular das lideranças - apoio da massa - Hitler e Mussolini eram pessoas oriundas das camadas populares, Hitler era cabo do exercito, isso só aumentava a credibilidade do nazismo junto à massa, pois o Hitler tinha vivido na pele, as dificuldades do povo alemão.
-Militarismo - o nazismo e o fascismo tinham uma base militarista. Hitler em 3 anos transforma a Alemanha em uma máquina de guerra, mesmo sendo proibida pelo Tratado de Versalhes.
-Irracionalismo - a Alemanha nazista e a Itália fascista tinham como característica o irracionalismo, pois suas teorias, seus pressupostos ideológicos não correspondiam à realidade, absurdos ao ponto de vista científico, Ex: na Alemanha nazista, deficientes físicos eram esterilizados e exterminados.
-Intensa propaganda
-Arianismo - ele pregava a superioridade da raça Ariana, falava que havia uma raça superior, que deveria dominar as demais, essa deveria ser construída na Alemanha.
-Busca do "Espaço Vital" - desculpa para anexar territórios, ligada à lógica imperialista para obtenção de mercados. Hitler diz que para viver dignamente o povo alemão deve buscar seu "espaço vital", e onde houvesse minoria de povos germânicos eles deveriam dominar o território.
-Anti-semitismo - preconceito contra judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos, comunistas, testemunhas de Jeová, etc. Embora os ciganos tenham morrido mais, não conseguem dar visibilidade a isso, pois não se integram à sociedade normal, já os judeus tiveram a preocupação em perpetuar essa história do Holocausto, assim conseguem se transformar em eternas vítimas. Hitler dizia que os judeus tinham um projeto para dominar o mundo, propaga um documento falso pela Alemanha nazista, o Protocolo dos Sábios de Sião. E que os judeus ocupavam os principais pontos da economia alemã, bancos, financeiras, grande empresas, etc. Enriqueciam enquanto os alemães empobreciam, era mentira, pois existiam judeus pobres na Alemanha. Dizia também que o judeu pobre ocupa o lugar de um alemão nas fábricas, e que os judeus só se reproduziam dentro do mesmo grupo, então formariam uma raça de degenerados. Judeu, normalmente, é aquele que nasce de mãe judia, já na Alemanha nazista, judeu é aquele que tinha até seus 3º antepassados de origem judaica, eles sabiam quem era a partir de registros.



A Itália fascista
-Situação critica ao término da 1ª guerra mundial - inflação, revoltas operárias, territórios prometidos pela troca de aliança na guerra não possuídos.
-Surgimento de grupos paramilitares, apoiados por setores conservadores - o quadro italiano era tão grave que houve o surgimento de grupos de esquerda que consideravam que a solução era o socialismo, e de um grupo de extrema direita, os Camisas Negras, que adotavam como prática política a agressão dos seus opositores. Quando havia uma manifestação comunista se contrapunham, fazendo uso da violência física, e essa desperta a elite italiana, que vêem nos Camisas Negras um instrumento de combate contra ameaça comunista, com o apoio da elite o movimento dos Camisas Negras evoluiu pra uma verdadeira ideologia, o Fascismo.
-1922 - a marcha sobre Roma - ascensão dos fascistas ao poder - o Fascismo cresce numa progressão tão grande que em 1922, Benito Mussolini, líder dos Camisas Negras, resolve fazer uma passeata em Roma, para mostrar a força deste, o governo italiano percebe que os fascistas têm tudo para chegar ao poder, e antes que eles cheguem à força ao poder, o governo chama Mussolini para ser primeiro ministro.
-Até 1925 Mussolini aceitou a colaboração de outros partidos políticos - o governo de Mussolini de 1922 a 1925, vai manter uma aparência democrática, pois a ideia dele era identificar seus opositores. Ele até pede que a oposição traga sugestões para o seu governo.
-Após 1925, Mussolini vai perseguir e eliminar seus opositores.
-1927 - criação da Carta Del Lavoro – documento criado por Mussolini para ser a Constituição da Itália fascista, como o próprio nome diz, ela tem preocupação com o mundo do trabalho, de conceder garantia aos trabalhadores, e isso tudo faz com que o Fascismo se torne um movimento popular.
-1929 - assinatura do Tratado de Latrão - a Igreja reconheceu a autoridade do governo da Itália em troca do Estado do Vaticano.
-1935 - Guerra da Etiópia - em 1935 Mussolini invade e domina a Etiópia, pois o Governo liberal, que antecedeu Mussolini, da Itália tenta anexar a Etiópia e não consegue, assim ele diz que o governo anterior era tão incompetente que não conseguiu fazer o que ele fez rapidamente.
-1936 - formação do Eixo - Mussolini firma um pacto com Hitler, pois entre eles não havia choque de interesses imperialistas.


A Alemanha Nazista
-Principal derrotada na 1ª Guerra Mundial - imposição do Tratado Versalhes - crise social intensa - essa situação primeiramente leva a uma ameaça revolucionária de caráter socialista.
-Eclosão da Revolução Espartaquista (1919) - tentativa socialista de tomar o poder na Alemanha fracassou, mas foi alerta a possibilidade de comunistas tomarem poder, pois fazendo outro movimento poderiam obter sucesso. Elite preocupada com a crise, perde benefícios e é aterrorizada pelo socialismo.
-Surgimento de grupos de extrema direita - o Nazismo, é um movimento em que os revolucionários agrediam os opositores, inicialmente atua dessa maneira, e uma figura que se destacava, era um obscuro cabo do exercito alemão, Adolf Hitler, que em 1923 tenta tomar o poder na Alemanha, fazendo um movimento fracassado, é preso. Na prisão ele sistematiza as idéias nazistas e estrutura o Nazismo.
-A crise econômica mundial e a ascensão do Nazismo - Hitler divulga essas idéias quando sai da prisão, e como os EUA investiram na Alemanha, a Alemanha saiu um pouco da crise, e o Nazismo deu uma estagnada. Com a crise mundial de 1929 a Alemanha fica insustentável, a elite alemã dizia que essa crise aumentava a ameaça comunista e que tinham como alternativa pra se opor ao comunismo, o Nazismo. Todos alemães começam a se identificar com o Nazismo, elite, classe média e operária. Em 1932 o partido nazista foi o mais votado nas eleições alemãs, elegendo 230 deputados, o povo queria o Nazismo. Após a eleição o presidente da Alemanha convidou Hitler para ocupar cargos no governo, Hitler rejeitou.
-1933 - Hitler foi nomeado Chanceler - início do processo de nazificação da Alemanha - Até que em 1933 recebe o convite para ser primeiro ministro, chegando ao poder com o apoio do povo alemão, foi nomeado Chanceler, começa o processo de nazificação da Alemanha, Hitler personificava a Alemanha.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

Era Vargas(1930-1945) e República Populista(1946-1964)