A 2ª Guerra Mundial (1939-1945)


A Crise do Pré-guerra
-O predomínio da Política de Apaziguamento
-1933 - fechamento do Reichstag - Hitler chega ao poder, e uma das primeiras providências foi fechar o Reichstag e a estratégia foi perfeita, pois mandou botar fogo e culpou os comunistas.
-1935 - início da reconstrução militar da Alemanha - Hitler iniciou a reconstrução militar na Alemanha, mesmo com proibição do Tratado de Versalhes, outros países deixaram, viram que afastava o comunismo.
-1936 - remilitarização da Renânia - Hitler bota tropas na fronteira com a França
\formação do Eixo - aliança entre Hitler e Mussolini
\Participação italiana e alemã na guerra civil espanhola - a Espanha se transforma num governo de democratas e socialistas, os fascistas espanhóis, falangistas, derrubam o governo republicano espanhol, há uma guerra civil na Espanha, Hitler e Mussolini apóiam os falangistas, mandando soldados, aviação, e treinando a principal tática que usará posteriormente na 2ª guerra mundial, a Espanha se torna fascista com o silêncio da Inglaterra, da França e dos EUA.
\Assinatura do Pacto Anti-Comintern - entre Alemanha nazista e Japão, contra o comunismo.
-1937 - invasão da China pelo Japão - ação imperialista japonesa, pois o Japão carecia de recursos minerais e de matérias primas as quais tiraria da China



-1938 - anexação da Áustria ao 3ª Reich (Anschluss) - os nazistas vão incorporar a Áustria ao território alemão, sem precisar disparar um único tiro, pois a propaganda do partido nazista austríaco era tão eficiente que a população austríaca queria o Nazismo, Hitler diz que a Áustria faz parte do Espaço Vital.
\campanha dos Sudetos e domínio Nazista sobre a Tchecoslováquia após a Conferência de Munique - Hitler realiza a chamada campanha dos Sudetos, com o objetivo de dominar a Tchecoslováquia, a população tcheca reage ao nazismo, criando se um impasse, assim a solução foi realizar uma Conferência em Munique, com a participação da Alemanha, invasora, Itália, aliada da Alemanha, Inglaterra e França, aliadas a Tchecoslováquia, resultado 4 votos a favor da invasão nazista a Tchecoslováquia, aprovaram a invasão pois não queriam uma guerra, e o avanço nazista era em direção ao leste europeu, ou seja, em direção a URSS, Inglaterra e França deixam pois se Hitler invadisse a URSS teria uma guerra entre socialistas e nazistas, assim os dois ficariam enfraquecidos.
-1939 - assinatura do Pacto Germano-Soviético de não agressão, com divisão territorial da Polônia - todos esperam a invasão nazista a URSS, entretanto Hitler e Stalin assinam um Pacto de não agressão, o Pacto Molotov-Ribbentrop, visto que o Nazismo tinha suas principais características o anticomunismo. Hitler assina o pacto, pois a prioridade nesse momento era realizar conquistas a pequenos países, territorialmente falando, pois o ataque a pequenos países significa ataque rápido e vitória rápida, se tivesse uma guerra com a URSS seria uma guerra longa e demorada.
-01/09/39 - invasão da Polônia pela Alemanha
-03/09/39 - Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha - início da 2ª Guerra Mundial

A 2ª Guerra Mundial (1939-1945) –caráter mundial muito mais evidente, a duração foi maior, a quantidade de países envolvidos foi maior e se desdobrou em vários continentes.
1ª fase (setembro/39 - junho/42) - ofensiva alemã
-Caracterizada pela ofensiva alemã (Blitzkrieg) - a primeira fase da guerra mostra a superioridade militar alemã, a Alemanha nazista submeteu em menos de 3 anos várias regiões da Europa ao seu domínio, Holanda, Bélgica, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Polônia, Hungria, Romênia, Grécia e FRANÇA. O domínio nazista sobre a França, teve um peso ideológico enorme, pois na mentalidade européia, a França era o maior exemplo de liberdade, essa havia sucumbido ao nazismo com apoio de parte da população francesa, a chamada França Colaboracionista. Aos olhos alemães a ação do Hitler era fora de série. Inglaterra resistia bravamente aos ataques nazistas, governo americano de longe só assistia, porém havia a preocupação que a Inglaterra caísse sob domínio nazista. Alemanha também dominou parte do Egito.
-1941 - invasão da URSS pela Alemanha - Hitler resolve quebrar o pacto com a URSS e a invade, pois a Alemanha nazista não tinha mais inimigos, mas o nazismo precisava de inimigos. Os soviéticos cientes da inferioridade em relação aos nazistas recuam e destroem tudo, para que quando o inverno chegasse os soldados alemães estivessem no interior da URSS sem o que comer e se esquentar.
\entrada dos EUA no conflito - os japoneses atacam a base americana de Pearl Harbor, isso era tudo que os EUA queriam para entrarem na guerra, serem atacados, e declararem guerra ao Japão, e por extensão a Alemanha e Itália, eles entram na guerra com intenção de paralisar a ofensiva japonesa.
2ª fase (junho/42 - fevereiro/43) - contenção do Eixo e início da contra-ofensiva dos Aliados.
-Contenção da ofensiva japonesa na batalha de Midway
-Captura dos nazistas na Batalha de Stalingrado e início da contra-ofensiva em direção à Berlim - Alemanha é derrotada pelos soviéticos na batalha de Stalingrado, e os soviéticos iniciam uma contra-ofensiva que só acaba em Berlim.
3ª fase (março/43 - setembro/45) - derrota do Eixo
-Agosto/43 - rendição incondicional da Itália - a Itália foi derrotada por uma ação inglesa e Mussolini foi assassinado pelos aliados para servir de exemplo da derrota da ideologia que ele propagava. *ª
-Junho/44 - Dia "D" - Inglaterra e EUA organizam um ataque cujo objetivo era libertar a França do domínio nazista, para que posteriormente atacassem a Alemanha.
-Maio/45 - libertação de Berlim pelos soviéticos - soviéticos libertam Berlim do domínio nazista, Hitler se suicida, os generais nazistas ficam perdidos diante do anúncio do suicídio de Hitler, e os alemães não conseguem reagir à presença dos soviéticos na Alemanha, tendo que assim se render.
-Agosto/45 - bombardeio atômico sobre Hiroshima e Nagasaki - rendição incondicional do Japão - o Japão virtualmente derrotado resistia, isso implicava num grande problema pros americanos, pois com a derrota da Alemanha nazista a URSS iria ajudar os EUA no conflito contra o Japão, porém ela ia querer territórios, passando a ter mais influência socialista no mundo, assim os EUA, para acabar logo com essa resistência, jogam uma bomba atômica sobre duas cidades populosas no Japão, em seguida o governo japonês assina a rendição sem qualquer condição acabando a guerra, e a URSS sem mais territórios.


As Conferências de Paz - Quando os Aliados percebem que a Alemanha vai perder a guerra, eles começam a ter outra preocupação, conter a expansão socialista, pois a URSS se aproveita do enfraquecimento da Europa, pra expandir o socialismo. Durante a 2ª guerra mundial, várias conferências foram feitas em razão do antagonismo entre capitalismo e socialismo.
Conferência de Teerã
- Dezembro/43 - EUA, Inglaterra, e URSS - debateu se sobre desmembramento da Alemanha, as fronteiras da Polônia e a criação de um órgão para preservar a paz mundial - antes de a guerra terminar os Aliados fizeram uma conferência para decidir a melhor estratégia de guerra, então Roosevelt, Churchill e Stalin, vão ter um encontro para decidir questões sobre a guerra, esses três governantes teriam que se reunir em algum lugar seguro, pois se houvesse um ataque os três morreriam, então essa conferência será organizada num lugar onde na época era seguro, a capital do Irã, Teerã. Eles debatem sobre a derrota da Alemanha, e o desmembramento da Alemanha após ser derrotada.
-Conferência de Ialta (fevereiro/45)
Fixação de pontos relativos à ONU (órgão referido a paz mundial, que todos países deveriam participar)
Reafirmou-se o desmembramento da Alemanha – que era a única maneira de combater o nazismo, seria partilhada entre Inglaterra, França, EUA e URSS.
Fixação das fronteiras polonesas - URSS foi obrigada a devolver os territórios que ela pegou da Polônia
Auxílio da URSS no combate ao Japão com compensações territoriais - quando a Alemanha nazista foi derrotada a URSS teve que prestar auxílio aos EUA na guerra contra o Japão, assim ela ganharia territórios. Para acabar com a resistência do Japão e não precisar ceder territórios à URSS, os EUA jogam uma bomba em Hiroshima e Nagasaki.
Divisão da Coréia em áreas de influência - libertada do domínio japonês, é dividida entre EUA e URSS, a do Norte (socialista) e a do Sul (capitalista), pois esses dois países tiveram participação nessa luta.
-Conferência de Potsdam (julho/agosto-45)
Ratificou as decisões de Ialta
Desnazificação da Alemanha
Instauração do Tribunal de Nuremberg - tribunal onde os nazistas eram submetidos a julgamentos e punidos por crimes contra a humanidade.
Divisão da Alemanha em 4 zonas de ocupação - divisão de Berlim - França e Inglaterra abrem mão de territórios e Berlim será dividida só entre EUA e URSS.
Cessão de Dantzig à Polônia - a URSS perdeu uma região tão desejada por ela na Polônia, Dantzig, o porto de mar quente.


*O Brasil na guerra
Embora simpático ao nazi-fascismo, Getúlio Vargas mantém o Brasil neutro inicialmente. Por conta de investimentos americanos na construção da CSN, Getúlio numa atitude insana coloca o Brasil na guerra ao lado dos Aliados. Não sabendo para onde mandar a tropa brasileira mandam para Itália, quando enviados para Itália não possuíam uniforme adequado para enfrentar o inverno europeu,assim a Inglaterra fornece uniformes para os brasileiros, quando chegam a Europa são exterminados, pois estavam usando um uniforme semelhante ao dos alemães, os próprios soldados ingleses atiraram nos brasileiros. Quando os pilotos brasileiros chegam a Europa são avaliados como inúteis, pois não sabiam fazer algumas manobras, mesmo assim pilotaram os aviões, foram abatidos e exterminados. A participação do Brasil na guerra foi pífia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)