Guerra Fria e Descolonização Afro-Asiática


A Guerra Fria
Conflito indireto ideológico, político, econômico e militar, entre EUA e URSS, e os seus respectivos aliados - antes da 2ª guerra mundial acabar, quando a derrota da Alemanha parecia cada vez mais próxima, Inglaterra e EUA começam a ter a preocupação de evitar a expansão do comunismo, a partir da Conferência de Ialta fica evidente que o mundo se estrutura dentro de uma base bipolar, de um lado o capitalismo, EUA, e do outro o socialismo, URSS. Quando a guerra termina com a derrota da Alemanha o mundo é dividido entre EUA e URSS, ou seja, bipolar, esses vão lutar por mais lugares de influência, esse conflito e chamado de Guerra Fria, é indireta, pois os 2 principais opositores jamais foram diretamente a um conflito, porém entraram em conflitos indiretos com seus respectivos aliados, um único episódio botou EUA e URSS de frente, foi a Crise dos Mísseis, em Cuba, com relação as origens da Guerra Fria.
+1946 - discurso de Churchill sobre a formação de uma "Cortina de Ferro" - para muitos o início da Guerra Fria foi dado em 1946, quando o Primeiro Ministro da Inglaterra, Churchill, deu uma palestra numa universidade americana, dizendo que com a derrota do nazismo o mundo sofria uma nova ameaça, a formação de uma "Cortina de Ferro" no leste da Europa, que nessa região acreditavam que tinha se formado uma barreira intransponível à penetração das ideias capitalistas, Churchill afirmou também que a Inglaterra nada podia fazer contra o avanço, por isso a Inglaterra pede ajuda de vários países.
+Doutrina Truman - o governo dos EUA se compromete a fornecer auxílio econômico e militar à Grécia, Turquia e demais estados que resistiam às tentativas de subjugação promovidas por minorias armadas e por pressões externas - em 1947, o presidente dos EUA, Harry Truman, elabora uma doutrina, uma série de ações e posturas que o Estado americano tomaria para conter o comunismo, o governo americano se compromete a oferecer auxilio econômico e militar. O presidente dos EUA deixa claro que a estratégia americana contra o comunismo passa por uma ação econômica, para que o capitalismo fosse bem sucedido, e por uma ação militar, o que o capital não resolvesse a força resolveria.
+Plano Marshall - fornecimento, pelos EUA, de auxílio econômico aos países Europeus arruinados pela guerra - URSS proibiu a participação dos socialistas - de imediato a ideia do governo americano para sanear a Europa da ameaça comunista pós-guerra foi criar o Plano Marshall, investindo recursos econômicos na Europa para afastar o socialismo. A idéia do Plano Marshall foi dar dinheiro aos países ameaçados pelo comunismo e esses entrariam na lógica capitalista.
+Em oposição a URSS criou o COMECON - promover a integração econômica bloco socialista - O Stalingrado faz o COMECON, Conselho para Assistência Econômica Mútua, que tem a ideia de que todo o recurso extra que os países socialistas tivessem dariam à URSS, para esta sair da crise primeiro, se desenvolver e posteriormente poder ajudar os países socialistas.



+1949 - surgimento da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) - devido ao lançamento da 1ª bomba atômica pela URSS, o governo americano lidera a criação de um organismo de defesa militar para os países capitalistas, a OTAN, um instrumento militar para tentar impedir a expansão do socialismo, onde não fosse possível interromper a expansão do comunismo pacificamente, seria interrompida a força.
+1955 - estruturação do Pacto de Varsóvia - por conta da estruturação das duas Alemanhas, o governo da URSS cria o Pacto de Varsóvia, aliança militar entre os países do bloco socialista. Um exemplo de uma ação dessa aliança aconteceu em 1968, a chamada Primavera de Praga na Tchecoslováquia, que coloca no poder um governo que queria o socialismo, porém com democracia, a URSS envia tropas para lá, derruba o governo que estava no poder, prende vários simpatizantes do regime e coloca no poder um governo totalmente socialista, essa aliança serviu muito mais para fortalecer o socialismo nos países socialistas do que se contrapor ao capitalismo.
*Macartismo: Na dinâmica da Guerra Fria os EUA consideravam que tinha que existir o capitalismo perfeito e não poderia haver a proliferação de idéias socialistas nos EUA, dentro dessa idéia vai surgir um movimento nos EUA chamado Macartismo, criado por Joseph McCarthy, considerava que os EUA tinham que ter o melhor capitalismo do mundo, assim cria o Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas, esse comitê capturava simpatizantes do socialismo e submetiam-lhes ao julgamento, se fosse considerado culpado ele era afastado, de sua rotina comum, a maioria dos investigados pertencia ao serviço público, indústria do espetáculo, ciência, educação e sindicatos. Uma das maiores vítimas do Macartismo foi Charles Chaplin. Após ser investigado, não conseguia mais produzir nada nos EUA, pois o senador McCarthy o considerava a favor do socialismo, assim começou a produzir seus filmes na Europa.

A Descolonização Afro-Asiática
Crítica à expressão "descolonização"
-Visão eurocêntrica
-Desprezo pela luta dos colonos – ocorreram movimentos de independência, porém com essa expressão parece que as potências imperialistas que colonizaram a Ásia e a África, no Pós-guerra, não quiseram mais manter domínio sobre essas regiões.
Causas:
-Fragilidade européia ao término da 2ª guerra mundial - principais potências imperialistas estavam arruinadas pela guerra, fazendo com que os colonos percebam que isso era favorável à independência. Ex: França quebrada, precisando do auxílio econômico dos EUA, os argelinos aproveitam para se libertarem do domínio francês, pois os franceses não teriam como resistir a esses movimentos.
-Desenvolvimento do território colonial - quando as potências imperialistas dominam povos na África e na Ásia eles vão encontrar povos em estágios civilizatórios muito atrasados, isso obrigou as potências a investir nessas regiões.
-Contestação do suposto mito de superioridade européia
-Nacionalismo - princípio de autodeterminação dos povos - Inglaterra, EUA e França, criticavam o domínio nazista, pois feria o princípio de autodeterminação dos povos, o qual todos os povos teriam o direito de se governar. Ao terminar a guerra, os africanos e os asiáticos vêem que se todos os povos tinham o direito de se autodeterminar, de acordo com seus países colonizadores, eles se vêem no mesmo direito.
Obs: Nacionalismo-século XIX/1ª metade XX - Expansionismo/hegemonia-desculpa para dominar regiões
-Dinâmica da Guerra Fria
-Influência socialista - para os povos da Ásia e da África durante a Guerra Fria, o capitalismo representava pobreza, miséria, opressão, exploração.
\Pós-guerra nas colônias Ásia-África - Autonomia/Anti-imperialismo
Tipos de descolonização
a)Descolonização Pacífica - resultado de acordos e negociações entre metrópole e colônia. Independência concedida pela metrópole em troca da manutenção de vínculos econômicos (ex: acordo comercial, controle de determinado setor da economia…) ou políticos que assegurassem uma ascendência sobre a antiga colônia. Ex: Índia, Birmânia, Malásia, Camarões, Senegal, Nigéria.
b)Descolonização Violenta - processo de libertação colonial marcado por guerras de independência ou por guerras civis. Ex: Argélia, Vietnã, Congo Belga.
c)Descolonização Tardia - movimento de libertação das antigas colônias portuguesas que se processou na década de 1970 sob orientação marxista. Enquanto os outros se tornaram independentes depois do final da 2ª guerra até 1960. Por Portugal não participar da guerra o movimento de libertação foi tardio. Ex: Angola, Moçambique, Cabo Verde.
Principais Exemplos:



•Índia- principal exemplo de movimento de descolonização foi o movimento de independência da Índia contra o colonialismo inglês, liderado por um hindu, Mahatma Gandhi, a Índia era vista pela Inglaterra como o mais precioso território colonial, uma colônia gigantesca, com uma população gigantesca.
-1885 - criação do Partido do Congresso Nacional do Indiano - queria separar a Índia da Inglaterra sem mudanças sociais, ou seja, manter as castas, que até hoje existem.
-1906 - criação da Liga Muçulmana - separar a Índia do domínio inglês, criando um estado muçulmano.
-1919 - greve geral liderada por Gandhi - reação inglesa – Gandhi, membro da elite formado em advocacia na Inglaterra. Durante o período em que estudou na Inglaterra, viu valores de igualdade e noção de direitos. Ao retornar à Índia, ingressa num trem vestido como um inglês, ao perceberem que ele é hindu o expulsão do trem, assim que ele vê que é discriminado no país, começa um movimento contra a colonização inglesa, contra a discriminação, lidera uma greve, com boa participação do povo indiano, levando a Inglaterra a tomar medidas contra os indianos que protestavam. Gandhi é preso, na prisão realiza greves de fome, a BBC chega a cobrir várias vezes essas greves de fome. A Inglaterra não o deixava morrer de fome, pois preferia a oposição de Gandhi, que não envolvia guerras e possibilitava uma negociação entre Índia e Inglaterra, a qualquer outro tipo de oposição. Numa dessas libertações de Gandhi, ele deu início ao principal instrumento de luta contra o governo inglês, a desobediência civil não violenta. Ex: não comprar produtos ingleses.
-1930 - Marcha do Sal - Gandhi lidera uma caminhada para o litoral, para produzirem sal, isso foi uma reação à política inglesa na Índia, ao consumo de produtos que era monopolizado pela Inglaterra.
-Conflito entre hindus e muçulmanos - com a independência da Índia ficando mais evidente, os muçulmanos indianos, começam a exigir a criação de um Estado muçulmano na Índia.
-18/07/1947 - divisão entre Índia e Paquistão - a Índia se torna independente da Inglaterra, e o Paquistão também, mas com um problema, o governo da Inglaterra deixa a população paquistanesa dividida em 2 territórios, o Paquistão ocidental que tinha domínio político sobre o oriental, isso faz com que em 1971 o Paquistão oriental queira se tornar independente do ocidental, dando origem a Bangladesh, com apoio da Índia e da Inglaterra, pois quanto mais fragmentava-se mais independente ficava, mais fácil para Inglaterra exercer domínio econômico.
-15/08/1947 - proclamação da independência
-31/01/1948 - assassinato de Gandhi - por um hindu radical que o responsabilizava pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão
*Nos anos de 1970 a Índia e o Paquistão vão protagonizar uma das guerras típicas da Guerra Fria, a guerra da Caxemira, surpreendentemente fugindo ao controle dos EUA e da URSS, tanto a Índia quanto o Paquistão vão desenvolver armamentos nucleares.
•Argélia - os argelinos são visto pelos franceses como pessoas, que por terem uma qualificação precária, "roubam" espaço dos franceses no mercado de trabalho e representam uma ameaça, pois são seguidores do islamismo, esse preconceito remonta o processo de descolonização da Argélia do domínio francês.
A luta contra o nazismo e o despertar do nacionalismo na região - ao explodir a 2ª guerra mundial e o domínio da França pelos nazistas, os argelinos se incorporam a luta contra o nazi-fascismo, isso desperta nos argelinos um sentimento nacionalista.
A rejeição ao Estatuto de Igualdade e Autonomia provocou inúmeras manifestações pela libertação - violenta repressão francesa - ao acabar a guerra, argelinos que sabiam do princípio de autodeterminação dos povos, solicitam ao governo francês a liberdade, propondo o Estatuto de Igualdade e Autonomia, o governo francês nega essa independência, isso gera protestos na Argélia, e o governo francês age com violência contra esses protestos.
1945-1954 - organização da Frente de Libertação Nacional (FLN)
-Derrota francesa em Dien Bien Phu - essa reação faz com que os argelinos fundem a FLN, criada com o objetivo de libertar a Argélia do domínio francês, sobre inspiração na batalha de Dien Bien Phu, em que tropas francesas foram derrubadas por tropas da Indochina, a derrota francesa leva os argelinos a imaginarem que também poderiam se organizar e lutar contra a França.
-Triunfo da Revolução Nasseriana – o presidente egípcio, Nasser, nacionaliza o canal de Suez, e tem uma proposta, a do Pan-arabismo, em que povos árabes unir-se-iam contra o mundo ocidental. Com isso os argelinos pensam que poderiam se incorporar a luta do Nasser.
Conflitos entre a FLN e os "Pied Noir” (pés pretos) - a FLN no seu desejo de tornar a Argélia independente teve como principal oposição os Pied Noir, descendentes de franceses e franceses que dominavam socialmente a Argélia, apoiavam o nazismo e não admitiam perder seus privilégios pós guerra.
1957 - Batalha de Argel - as tropas francesas massacram os argelinos. Embora tenha promovido a vitória militar francesa sobre a Argélia, provoca uma reação negativa em segmentos da população francesa.
-Impopularidade do conflito entre a esquerda francesa - a esquerda francesa considerava que a postura do governo em relação à Argélia era uma postura idêntica a que os nazistas usaram na guerra.
1958 - ascensão de Charles de Gaulle - discussão da questão argelina - Charles de Gaulle, presidente da França, percebe que a conjuntura argelina não era mais favorável ao domínio francês sobre a Argélia, não via a guerra com a Argélia como algo positivo, assim admite que negocia a questão argelina e que não negocia com os Pied Noir, pois os consideravam nazistas.
Janeiro/1961 - após a realização de um plebiscito foram iniciados os acordos de Evian - Charles de Gaulle convoca um plebiscito, 91% vota pela abertura de negociação da descolonização argelina. Os Pied Noir, com reconhecimento da liberação da Argélia do domínio da França, evoluem e fazem um grupo terrorista para promover atentados contra Charles de Gaulle para impossibilitar a libertação da Argélia.
Março/1962 - concessão de independência à Argélia
03/07/1962 - proclamação da independência em Argel
O desemprego e a concentração fundiária preocupavam a FLN - ameaça revolucionária de caráter socialista - o governo da FLN estimulou a islamização como mecanismo de controle social, pois dentro dos preceitos do islamismo não se pode questionar a desigualdade social, pois é fruto da vontade de Deus.
•Indochina - A Guerra do Vietnã
Colônia Francesa
1930 - criação do Partido Comunista Indochinês por Ho Chi Minh
1939 - fundação Vietminh - sobre liderança de Ho chi Minh, grupo de guerreiros que luta contra o domínio francês, vários segmentos apóiam o Vietminh, pois essa foi uma luta anticolonialista.
1945 - o Vietminh conquistou Hanói e proclamou a República Democrática do Vietnã - Balgai, um político ligado aos interesses da França, cria o Vietnã do Sul, região submetida aos interesses franceses.
1946 - desembarque de tropas francesas em Hanói - guerra da Indochina - recém terminada a 2ª guerra, a França recruta soldados para lutar na Argélia e no Vietnã, para impedir a independência deles, os franceses desembarcam em Hanói, e dão início a guerra da Indochina.
1954 - derrota francesa em Dien Bien Phu
Os acordos de Genebra determinaram:
-Partilha da Indochina em quatro estados independentes: Vietnã do Norte, do Sul, Laos e Camboja.
-Realização de eleições livres para unificar o Vietnã - imaginavam que o Vietnã do Sul conseguisse apresentar um nome que ganhasse as eleições e consequentemente o Vietnã conseguisse virar uma área de influência capitalista, porém como candidato a presidência da república, Ho chi Minh, tudo mostrava que ganharia e Vietnã viraria um estado socialista.
1960 - organização do Vietcong - os vietnamitas do Norte, com apoio de alguns segmentos da esquerda do Sul, fundam o Vietcong, uma guerrilha socialista vietnamita.
1961 - intervenção dos EUA - o governo americano, em 1962, manda tropas para o Vietnã, dizendo que essas tropas seriam observadoras políticas do processo eleitoral, porém elas impedem a realização das eleições. Com a presença dos soldados americanos tem início uma guerra entre EUA e o Vietcong.
1973 - retirada das tropas americanas do Vietnã - os Vietcongs utilizam todas as possibilidade para enfrentar a principal potência mundial, usam armadilhas, táticas de guerra, desenvolvem túneis, assim as tropas americanas, tentam usar armas químicas, porém não conseguem derrotar os Vietcongs.
-Perdas humanas e materiais
-Oposição interna e internacional
-Resistência Vietnamita
•Angola - Portugal não participa da 2ª guerra mundial, por isso é dificultada a luta de independência pelos angolanos. Portugal era governado pela ditadura Salazarista, em 1953 em Cabo Verde houve uma luta pela independência e o governo salazarista massacrou os rebeldes.
1956 - surgimento do MPLA, sob a liderança de Agostinho Neto - Movimento Popular de Libertação de Angola, com objetivo de separar Angola do domínio de Portugal e implantar um regime socialista.
1961 - início da guerrilha pela independência
1966 - organização da UNITA - União para Independência Total da Angola, queria a independência assim como o MPLA, porém mantendo a estrutura capitalista.
Abril/1974 - eclosão da Revolução dos Cravos - movimento contra a ditadura salazarista, conta com a participação de militares do exército português, pretendia tirar do poder Marcelo Caetano, acabando com o Salazarismo e favorecendo a luta pela independência de Angola, pois como os militares participam da revolução, o governo português não reage à luta pela independência.
-Fim do Salazarismo - Portugal passa a ter um governo democrático, assiste revoltas de independência e se compromete a negociar com colônias africanas suas independências, reconhecem a independência de Angola, que faz uma opção pelo socialismo.
-Assinatura do Tratado de Alvor entre MPLA, FNLA e UNITA – fracassa.
-Guerra civil MPLA (desestabilizou o socialismo) X UNITA - a UNITA, patrocinada pelos EUA e África do Sul, inicia uma guerra civil contra o MPLA, que era patrocinada pela URSS e Cuba.
•Moçambique
1962 - Samora Machel (socialista) cria a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique).
1965 - Frelimo conquista o poder e a guerra civil com a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), que defendia os interesses capitalistas.
1977 - adesão ao bloco socialista
1992 - acordo de paz entre os 2 grupos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

Oriente Médio do Movimento Sionista aos dias atuais