Reforma Protestante e Contra Reforma


Reforma Protestante e Contra Reforma (Séc. XVI)
Fim da Unidade Igreja Católica, com surgimento de novas religiões cristãs dentro da Europa Ocidental.
A Igreja era a única instituição unida que vinha com grande poder até o início da Idade Moderna.
Indignação por pare de alguns membros da Igreja, causas:
-Venda de cargos eclesiásticos, sendo assim o clero era despreparado.
-Comercialização da fé (Ex: venda de “pedaços da cruz”, “espinhos da coroa de Cristo”).
-Desrespeito ao Celibato (Papas não podiam casar, nem ter filhos).
-Venda de indulgências, perdão.
Reformistas:
-Martinho Lutero – teólogo e crítico (aos maus hábitos) da Igreja, tentava reformá-la, mas esta era extremamente dogmática, se afasta e excomunga Lutero. Assim ele cria as 95 teses:
\Defendiam uma nova organização da igreja, menos hierárquica, sem Celibato obrigatório, tendo como salvação a fé, traduz o considerado por ele instrumento de salvação, a Bíblia.
-João Calvino – trabalha com a salvação baseada na Teoria da Predestinação – o homem já nasce predestinado por Deus à salvação, representada por acúmulo de riqueza pelo trabalho, nada em vida muda seu destino. Para Max Weber o Calvinismo foi um dos impulsionadores do capitalismo, pois possuía ideais burgueses.
-Henrique Tudor (VIII) – procurando o divórcio da Princesa espanhola Catarina de Aragão, não consegue pelo Papa, rompe com a Igreja e funda a Igreja Anglicana.
Contra Reforma ou Reforma Católica – a Igreja se organiza partir do Concílio de Trento para conter o avanço do protestantismo e expandir o catolicismo, tendo como diretrizes punir os hereges através dos tribunais da Santa Inquisição e do Index (lista de livros e obras proibidas), expandir a partir das ordens religiosas e moralização, fim das vendas de indulgência, dos cargos eclesiásticos; formação de um clero católico formado nos Monastérios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)