Crise do socialismo no Leste Europeu

Crise do socialismo no Leste Europeu
Década de 80 - sintomas de crise na URSS:
-Excessiva burocracia - faziam questão de exercer claramente o poder que cada representante da URSS tinha. Ex: Para tirar documentos o representante tinha que assinar papéis, mas também deveria ter a aprovação de alguém, ele valorizava aquela aprovação.
-Escassez de produtos - não havia preocupação prioritária pra produção de bens de consumo, e sim com a produção de bens de produção, como máquinas, equipamentos, siderurgia, etc. A URSS era capaz de mandar foguetes pra Lua, mas o soviético tinha dificuldades para ter um rádio ou TV em casa, tudo era feito para durar e cumprir um objetivo, não existia o consumismo. O cidadão soviético vê que sua vida era muito básica e previsível, todos se vestiam igual.
-Baixa produtividade dos trabalhadores - no capitalismo o trabalhador tem que ser qualificado e produzir, caso contrário fica desempregado, no socialismo, onde não há desemprego, há falta de estímulo ao trabalhador pela produção, pois o quanto ele produziria não importava, ele ganharia a mesma coisa, isso ocasionava a estagnação econômica.
-Priorização da indústria bélica - quando Stalin assume o governo da URSS, ele estimula o desenvolvimento de indústrias de bens de produção, siderúrgica, de máquinas e equipamentos, a economia soviética tinha como prioridade o setor bélico, não associava o desenvolvimento tecnológico ao consumo. O desenvolvimento tecnológico pressupõe o crescimento de setores estratégicos, que nesse momento era a indústria bélica. A produção não visava o lucro, visava o bem da população.
-Indústria de bens de consumo e setor de serviços obsoletos
-Eliminação dos opositores - todos que divergiam da orientação do governo, eram expurgados, para Sibéria, não se aceitava qualquer tipo de oposição. Uma das características dos países socialistas era o centralismo político, era obrigatório defender o que a maioria propunha, mesmo se não concordasse.
-Informalidade na economia e aprofundamento das diferenças sociais - a partir do momento em que a economia socialista começa a dar sinais de esgotamento, e uma parcela da população que dispõe de recursos financeiros para comprar gêneros, o comércio paralelo na URSS aumenta, esse visa lucro, mas pode ser preso, porém se consegue praticar essa atividade por um bom tempo, ele se destaca.
-Rebelião das diferentes nacionalidades


A Extinção da URSS
1985 - ascensão de Mikhail Gorbatchev ao poder - considera que ou a URSS realizava reformas no socialismo, ou o socialismo soviético entrava em colapso e desaparecia; por isso propõe duas reformas:
-Perestroika - abertura econômica, investimentos estrangeiros, arrendamento de terras estatais... – ia quebrar aquela lógica do socialismo soviético, promovendo a abertura econômica, a economia de mercado, possibilitando investimentos estrangeiros. Para muitos a Perestroika foi uma reedição da NEP criada por Lênin, achando que ia salvar o socialismo, voltando para o capitalismo e depois pro socialismo.
-Glasnost (transparência) - desburocratização, abolição da censura, fim das perseguições... - proposta de abertura política, de democratização do processo político na URSS, acabando com a stalinização.
-Retomada do diálogo com os EUA sobre desarmamento e abrandamento da Guerra Fria - enfrenta resistência na URSS, mas no mundo capitalista vira um personagem popular, dando palestras sobre seu projeto de reformas em vários países, nos países do leste europeu, nos satélites da URSS, as propostas de Gorbatchev encantavam, pois significaria uma liberdade em relação a URSS, o índice de popularidade era tão grande que foi indicado pro prêmio Nobel da paz, enquanto o presidente dos EUA queria reforçar a lógica da Guerra Fria, o governante da URSS diz que os EUA eram os vencedores. Cuba se afasta a partir daí da URSS, pois Fidel não tinha essa proposta reformista. Grupos políticos que foram contra, não o povo.
Resistência da "Nomenklatura" e isolamento de Gorbatchev - ferrenha oposição dentro da URSS formada por altos escalões de partidos comunistas soviéticos, altos escalões da hierarquia militar, não viam com bons olhos os planos de Gorbatchev, pois iam perder poder, eles se unem e batem pesado nesse governo.
Agosto/91 - sequestro de Gorbatchev por conservadores - fracasso diante da intervenção de B. Yeltsin - o governante da Rússia, Boris Yeltsin, se intromete, pois queria reformas para por fim ao socialismo. Logo após o golpe a Gorbatchev que Yeltsin sufoca, várias nacionalidades da URSS se declaram independentes, Gorbatchev foi ficando cada vez mais isolado, a ponto de no Natal renunciar o poder.
-Independência da Lituânia, Letônia, Estônia e Ucrânia.
Dezembro/91 - criação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes - Rússia, Bielorussia e Ucrânia)
25/12/91 - renúncia de Gorbatchev - consciente que a URSS era uma construção que não correspondia mais a realidade.
1992 - ascensão de Boris Yeltsin - um governo tipicamente capitalista, que ascende ao poder, pois demonstra para vários segmentos, inclusive para o mundo ocidental, que o governo dele era interessante, pois sua proposta era fazer com que a Rússia se tornasse parte integrante do mundo capitalista.
-Ingresso no mundo capitalista
-Desestatização – ingressando na iniciativa privada
-Inflação, desemprego e criminalidade (problemas típicos de países capitalistas) - inflação ocorre por causa da explosão consumista, o povo queria consumir depois de décadas sem satisfazer seus desejos, mas não dispõem de recursos, pelo processo de privatização vários trabalhadores ficam desempregados.
1993 - confronto entre Yeltsin e o Parlamento - Yeltsin foi eleito por voto, havia um interesse que a Rússia fosse um governo parlamentarista, mas Yeltsin não "deixa", se reelegendo.
1996 - reeleição de Yeltsin e persistência dos problemas sociais e econômicos - não resolve problemas.
2000 - eleição de V. Putin - país destroçado - mais nacionalista, militarista, insere a Rússia na dinâmica internacional por conta do arsenal nuclear que a Rússia possui.
Ex: 35% da população abaixo da linha de pobreza
Mercado negro 20% do PIB - defasagem da indústria dos bens de consumo, a economia informal algo típico do neoliberalismo, trabalhadores sem direitos trabalhistas, muitos empresários sem pagar imposto.
Máfia russa 70% dos negócios - magnatas do crime organizado enriqueceram com o “fim” do socialismo, surgem traficando produtos dentro do país, pois existe uma população que tem condições de consumir.
X
Mão de obras qualificada (originária do tempo socialista)
Reservas de madeira e minérios (capaz de evoluir nesse aspecto)
Arsenal nuclear (por isso tem projeção logo após o fim do socialismo)
Contingente militar

*A URSS, principal exemplo de experiência socialista no mundo, era quase que completamente desconhecida no mundo capitalista. Por conta da Guerra Fria, quase nada se falava sobre a URSS. Ocorrem alguns fatos que levam a imprensa ocidental a mudar esse comportamento, o primeiro fato foi a morte de um governante soviético Leonid Brejnev, extremamente stalinista, a Rede Globo transmitiu seu funeral, que mostrava mísseis, tanques, carros de combates, soldados... Em 1980, Olimpíadas de Moscou, pela 1ª vez a imprensa ocidental foi obrigada a mostrar cenas do cotidiano soviético; a visão que os ocidentais tinham era que seria uma região onde tudo era atrasado sobre o ponto de vista tecnológico, o que parecia ser incoerente que essa URSS, tecnologicamente atrasada, competia, às vezes, a frente dos EUA sobre o patamar espacial. O que mudou um pouco essa visão foi a festa de encerramento Olimpíadas, onde os soviéticos fizeram um painel com o mascote dos Jogos Olímpicos, um ursinho, onde ele derramava lágrimas, o mundo ocidental viu que os socialistas tinham sentimentos, antes achava se que os soviéticos eram frios, calculistas, materialistas, e o socialismo algo mecânico ao extremo, muito utópico e perigoso.
A partir de 1979 essa situação foi alterada, pois vários governantes soviéticos morrem, e o poder vai parar na mão de um jovem representante comunista, Mikhail Gorbatchev. Ao assumir o governo soviético Gorbatchev conclui que a URSS não tinha mais como competir com os EUA na Guerra Fria, assim ele verbalizou que havia um país vitorioso, os EUA, e que a URSS tinha sérios problemas, e necessitava de uma reforma.

Comentários

  1. Esse site está me ajudando bastante no meu trabalho sobre a transição da economia planificada para a economia de mercado no Leste Europeu. Muito obrigado por ter feito esse trabalho no blog. Foi de extrema importância para mim!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)