Processos de Unificação Alemã e Italiana - 2ª metade do século XIX


Processos de Unificação Alemã e Italiana - 2ª metade do século XIX - os segmentos burgueses da Prússia e de Piemonte-Sardenha passam a lutar pela unificação política e territorial.

A Unificação Alemã
Áustria e Prússia disputavam à hegemonia da Confederação Germânica - os prussianos consideravam que o projeto de desenvolvimento da Prússia passava pela exclusão da Áustria.
-Criação do Zollverein (1834) - Liga Aduaneira (área de livre comércio) com Liderança Prussiana.
-Otto Von Bismarck (Junker - aristocrata rural) foi nomeado 1º ministro da Prússia (1862) - idealização da unificação - Nacionalismo – Guerras
-Guerra dos Ducados (1864) - aliança com a Áustria contra a Dinamarca – Bismarck se aproxima da Áustria propondo que juntas, Áustria e Prússia, dominassem dois ducados dinamarqueses, Slesvig e Holstein. Os Slesvig fica para Prússia e os Holstein fica pra Áustria. Ignorados pela Áustria, que já possuía muitas terras, a população de Holstein fica indignada e critica a Áustria, e Bismarck apóia essas criticas. Em virtude disso ocorre uma guerra austro-prussiana, a Prússia ganha a guerra e isso dá a Bismarck o apoio dos reinos do norte da Confederação Alemã, porém os reinos do Sul era refratários a Prússia.
Através do despacho de EMS, Bismarck pretendendo estimular o nacionalismo nos Estados do Sul - Guerra Franco-Prussiana - derrota francesa - unificação alemã de Alsácia-Lorena (1871) - O rei da Prússia não cumpre sua promessa, e se candidata a sucessão do trono da Espanha, entrando em guerra com a França. Onde consegue uma indenização e um território rico em carvão, o de Alsácia-Lorena.

A Unidade Italiana
-Forte influência da Áustria e da Igreja sobre os reinos italianos. - a Igreja não reconhecia a autoridade italiana e a Áustria possuíam um poder em cima do comércio italiano.
-Liderança de Piemonte-Sardenha (Camilo di Cavour) - Piemonte-Sardenha era o reino mais desenvolvido economicamente, pois era industrializado, tendo como principal ideólogo Camilo di Cavour que garante o apoio da Prússia, ajudando a na guerra contra a Áustria.
-Neutralidade Francesa - em troca de territórios.
-Garibaldi e os "Camisas Vermelhas" - lidera um movimento no Sul para que a unificação seja acompanhada de conquistas sociais para a população italiana.
-Eclosão da Guerra Franco-prussiana e a retirada do apoio de Napoleão III à Igreja.
-O Papa Pio IX não reconheceu o governo de Vítor Emanuel III - Questão Romana (1871 - 1929) - para Itália se unificar plenamente era necessário que as terras da Igreja fossem incorporadas as terras italianas, porém o Papa não aceitava se submeter a autoridade do rei da Itália. Somente em 1929, que o fascista Benito Mussolini, necessitando do apoio da Igreja, assina com o Papa Pio XI a Concordata de São João Latrão, que em troca da autoridade do território do Vaticano reconhece o governo da Itália.
-O Processo de unificação arruinou a população camponesa do Sul da Itália - o norte da Itália fica sendo uma região desenvolvida e industrializada, o Sul fica numa situação de pobreza extrema, os camponeses se sujeitam a vir pro Brasil para realizar trabalho que eram antes feitos por escravos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

Era Vargas(1930-1945) e República Populista(1946-1964)