A Igreja Católica no 3º mundo e o Pontificado de João Paulo II


A Igreja Católica no 3º mundo
Final do século XIX - criação da Encíclica Rerum Novarum - doutrina social da Igreja – antes a Igreja se limitava a dizer que os problemas sociais eram de responsabilidade de Deus e não caberia ao homem questioná-los. A Igreja muda de posição, pois o mundo passou por mudanças significativas, percebeu que perderia fiéis pro socialismo se continuasse afirmando que a pobreza era de responsabilidade de Deus.
-Críticas ao capitalismo - muda por pressão, critica o capitalismo e é mal entendida, para alguns é vista como uma apologia ao socialismo, isso não ocorreu, ela se posiciona apenas com uma nova leitura de mundo, a resposta que dada para isso é inconsistente: "Os homens devem pautar suas relações sociais com base nos ensinamentos cristãos".
-O Industrialismo como principal responsável pela desigualdade social entre os homens - em 1891, a Igreja muda e afirma que a desigualdade social era fruto da ação humana, sobretudo do Industrialismo, com a Revolução Industrial fica clara a divisão da sociedade entre aqueles que exploram e os que são explorados.
Concílio Vaticano II (1962-1963) – em plena Guerra Fria.
-Evidenciou a reformulação no pensamento da Igreja
-Reformas Litúrgicas - reformas no ritual, nos dogmas.
\celebração do culto em língua nacional - a missa, antes celebrada em latim, passa para a língua nacional, o Protestantismo no século XVI já tinha estabelecido isso com a tradução da Bíblia por Lutero.
\utilização dos meios de comunicação para a veiculação de ideias
\ampliação da participação dos leigos na vida religiosa - cria a figura do Diácono, pessoa que tem uma vivencia religiosa grande, não é um membro da Igreja, mas realiza vários procedimentos que eram dos padres, não podia fazer comunhão.
\utilização de instrumentos musicais – para atrair jovens.
-Ecumenismo
II CELAM
Medelín/1968
-Identificou os problemas do subdesenvolvimento – as Comunidades Eclesiais de Base, CEBs, atraíram as pessoas e no momento de formar o católico, deixando de lado um pouca da religião e tratando de questões de natureza política, essa vertente considerava que a Igreja tinha um papel relevante para que a estrutura capitalista e as desigualdades sociais fossem superadas.
-Promover uma radical transformação nas estruturas sociais e políticas - para que exista a alteração na estrutura social vigente, abrindo mão do capitalismo e aderindo ao socialismo.
-Educação libertadora
-Auxílio aos oprimidos
III CELAM
Puebla/1979
-Teologia da libertação - o homem deveria se libertar da exploração, da alienação a qual era submetido, e constituir uma sociedade distinta da capitalista.
-Mudança estruturais e opção pelos pobres - durante muito tempo sempre esteve ao lado dos poderosos e opressores, justificando a desigualdade como fruto da vontade de Deus.

O Pontificado de João Paulo II
Existe uma teoria que se transformou em Papa através de uma aliança entre o Vaticano e o governo americano, pois em 1979 para 1980 ocorreu o 1º sintoma de crise do mundo socialista na Polônia, onde o sindicato independente Solidariedade, liderado por um operário chamado Lech Walesa, começa a fazer greves, que eram proibidas, contra o governo polonês e por extensão contra o soviético, quando o socialismo começa a ruir, o Vaticano e o governo americano consideram que a Igreja poderia ocupar esse vazio deixado pelo fim do comunismo, para isso era melhor o Papa ser oriundo do Leste Europeu.
Entendimento com outras religiões - a Igreja passa a buscar entendimentos com outras religiões, então João Paulo II busca entendimentos com outras religiões, líderes do islamismo, entretanto sob o ponto de vista da atuação da Igreja como constituição, marca em termo políticos e sociais, um retrocesso da político da Igreja.
Impacto ideológico entre defensores da Teologia da Libertação e o Cardeal Ratzinger -  o grupo ligado a Teologia da Libertação tem um impacto ideológico com um cardeal da Igreja, o Cardeal Ratzinger, atual Papa Bento XVI, que era contra essa teologia, progressivamente ele corta a ação desse grupo impondo o Silêncio Obsequioso a esses religiosos, ou seja, sendo padre não poderiam se dirigir aos seus fiéis, vários deles optaram por sair da Igreja.
Renovação Carismática - A Renovação Carismática é o que a Igreja usa para substituir a Teologia da Libertação, reafirmando que o papel da Igreja é doutrinar, evangelizar e não conscientizar - João Paulo II é substituído por questão de falecimento, por Ratzinger, o Papa Bento XVI e uma das questões mais visíveis desse novo posicionamento da Igreja era a Renovação Carismática, que propunha uma Igreja mais eufórica, menos optada pelo social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)