Guerra de Secessão


Guerra de Secessão(1862-1865) - conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os estados do Sul e os estados do Norte. Também chamada de Guerra Civil Americana
Causas:
-Diferenças econômicas entre as regiões que têm origem no período colonial: quando o desenvolvimento do Norte era ligado à necessidade de crescimento do mercado interno e do estabelecimento de barreiras protecionistas, e o Sulista baseado no liberalismo econômico que abria todo o Mundo às agroexportações e com mão-de-obra escrava (de origem africana) como base da produção.
Estados do Sul – clima tropical, economia baseada na agricultura, no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação.
Estados do Norte – clima temperado, clima temperado, economia baseada na indústria e no livre mercado, produção para mercado interno, trabalho livre (defendendo o fim da escravidão para aumentar o mercado consumidor) policultura e minifúndio.
-Eleição de Abraham Lincoln(1860) - que foi eleito pelo Norte e tinha uma postura antiescravista, assim, alguns estados do Sul resolveram criar um estado independente.
Guerra:
-Enquanto o Sul (Confederados) queria a separação, a secessão da União, o Norte (Ianques) lutou para manter a unidade do país.
-O país consistia em 19 estados livres e 15 escravistas.
-Começou em 1861, quando forças confederadas atacaram o Fort Sumter, um posto militar americano na Carolina do Sul, e terminou em 1865, com a rendição das últimas tropas remanescentes da Confederação, provocando a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do Norte, mais ricos e preparados militarmente e tecnologicamente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país.
*Foi considerada a primeira guerra moderna, utilizando blindados, trincheiras, ferrovias e metralhadoras.
Consequências:
- Escravidão abolida (1863) - atendendo aos interesses dos estados do Norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade. Um exemplo disso foi a criação da Ku-Klux-Klan(1867), uma seita racista criada por fazendeiros do sul, e que existe até hoje. 
- Região Sul ocupada militarmente até 1877.
- Processo de industrialização do Norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região, o que possibilitou sua posterior transformação em potência mundial, dentro e fora da América. Por outro lado, o Sul passou por uma crise, perdendo influência política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)