O 2º Reinado ²


O 2º Reinado (1840 – 1889) - início em 1840 com a Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e apto para assumir o governo. Terminou em 1889, com a Proclamação da República.
-Marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.
-Disputa entre o Partido Liberal e o Conservador -defendiam quase os mesmos interesses, pois eram elitistas. Neste período o imperador escolhia o presidente do Conselho de Ministros entre os integrantes do partido que possuía maioria na Assembléia Geral. Nas eleições eram comuns as fraudes, compras de votos e até atos violentos para garantir a eleição.
-Término da Guerra dos Farrapos - quando assumiu o império a Revolução Farroupilha estava em pleno desenvolvimento, havia uma grande possibilidade da região Sul conseguir a independência do restante do país. Assim D.Pedro II nomeou o barão de Caxias como chefe do exército, ele utilizou a diplomacia para negociar o fim da revolta com os líderes. Em 1845, obteve sucesso através do Tratado de Poncho Verde e conseguiu colocar um fim na Revolução Farroupilha.
-Revolução Praieira - revolta liberal e federalista que ocorreu na província de Pernambuco, entre os anos de 1848 e 1850. Foi a última revolta ocorrida durante o Brasil Império. Ganhou o nome de praieira, pois a sede do jornal dirigido pelos liberais revoltosos (chamados de praieiros) situava-se na rua da Praia.
-Guerra do Paraguai (1864 – 1879) - conflito armado em que o Paraguai enfrentou a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) com apoio da Inglaterra. Levou o Paraguai a derrota e a ruína. 
-Ciclo do café - na segunda metade do século XIX, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, sendo também muito consumido no mercado interno. Os fazendeiros (barões do café), principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto. As mansões da Av. Paulista refletiam bem este sucesso. Boa parte dos lucros do café foi investida na indústria, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo o processo de industrialização do Brasil. 
-Imigrantes europeus, principalmente italianos, chegaram para aumentar a mão-de-obra nos cafezais de São Paulo, a partir de 1850. Substituindo a mão-de-obra escrava que, devido às pressões da Inglaterra, começava a entrar em crise. Além de buscarem trabalho nos cafezais do interior paulista, também foram para as grandes cidades do Sudeste que começavam a abrir muitas indústrias. Vieram para o Brasil por causa do desemprego (causado pela 2ª Revolução Industrial), das Guerras de Unificação (na Alemanha e Itália) e com o interesse de se tornarem proprietários de terras. O imigrante era um meeiro, trabalhava em troca de metade da produção, não era assalariado. O governo brasileiro estabelecia contatos com a Europa e os imigrantes assinavam um contrato e vinham para o Brasil com a passagem paga pelos fazendeiros, então quando os imigrantes chegavam ao Brasil eles já tinham uma dívida, servir aos fazendeiros a passagem dele e dos seus familiares, ele só poderia abandonar a fazenda se ele quitasse suas dívidas. *Imigração Subvencionada - governo paga passagem do imigrante para o Brasil, agora este receberá por tarefa realizada, irá trabalhar muito para poder se tornar proprietário de terra. Porém a maioria dos imigrantes, não se tornará proprietários de terras, pois através da Lei de Terras, estabeleceu o acesso à propriedade fundiária mediante a compra, cercamento e plantio, o que dificultava a compra por imigrantes e ex-escravos. O governo, como indenização aos fazendeiros pela crise da escravidão, pagava a passagem dos imigrantes e prolongava ao máximo a escravidão. Alguns imigrantes conseguiram se tornar proprietários de terras, geralmente esses são os que tinham uma condição socioeconômica melhor na Europa.
Questão abolicionista
O fator que deu início foi uma lei inglesa em vingança das Tarifas Alves Branco pelo governo brasileiro, que provocou um prejuízo para Inglaterra, pagando mais de impostos alfandegários, o Bill Aberdeen de 1845, que reprimiu o tráfico de escravos entre África e Brasil, o motivo foi o interesse da Inglaterra em acabar com a escravidão, para os negros ficarem na África como trabalhadores, CONSUMIDORES. Em 1850 o governo brasileiro concluiu que era impossível manter o trafico negreiro com a repressão inglesa
-Lei Eusébio de Queiróz (1850): extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil
-Lei do Ventre Livre ou Visconde do Rio Branco (1871): livrou os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei.
-Lei dos Sexagenários ou Saraiva Cotegipe (1885): libertava escravos ao completarem 65 anos de idade.
-Lei Áurea (1888): assinada pela Princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.
Muitos escravos não percebem o significado da lei, e permanecem na fazenda, pois não sabiam o que era liberdade, não tinham para onde ir, pois o governo não se preocupou com a integração social desses e os negros tornaram-se vítimas do racismo, filhos de ex-escravos não tinham condições de estudar, ou seja, essa situação se perpetuou no Brasil.
Crise do Império - teve início no começo da década de 1880. Causas:
- Interferência de D.Pedro II em questões religiosas, gerando um descontentamento nas lideranças da Igreja Católica no país;
- Críticas e oposição feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que se mostravam descontentes com a corrupção existente na corte.
-Militares insatisfeitos com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam dar declarações na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média brasileira (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar a implantação da República no país;
-Criação do cargo de Primeiro Ministro (1847) - para ficar mais parecido com a Inglaterra criou o cargo de Primeiro Ministro, ou seja, Parlamentarismo. O Parlamentarismo Clássico (Inglês) a lógica é ter eleições, o partido que tem maioria indica o Primeiro Ministro e este governa, sendo o rei uma figura decorativa, já no Brasil o Imperador nomeia o Primeiro Ministro e depois ocorrem as eleições, caso o Primeiro Ministro eleito não fosse aquele nomeado, nada iria mudar, pois o Primeiro Ministro no Brasil não fariam NADA. Ou seja, criaram esse, chamado pelos brasileiros, “Parlamentarismo às avessas” só para dar um ar europeu ao governo.
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico. Fazendeiros de regiões mais pobres do país também estavam insatisfeitos, pois com a abolição da escravatura encontraram dificuldades em contratar mão-de-obra remunerada.
Fim da Monarquia e a Proclamação da República
Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, destituiu o Conselho de Ministros e seu presidente. No final do dia, Deodoro da Fonseca assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial brasileira viajaram para a Europa. Era o começo da República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo, de forma provisória, o cargo de presidente do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonização da América (Espanhola e Portuguesa)

Renascimento

A Ditadura Militar (1964-1985)